Thursday, September 01, 2011

Padre Leonel Franca

Padre Leonel Franca*


Por Victor Emanuel Vilela Barbuy

Padre Leonel Franca


Um dos mais eminentes pensadores brasileiros de todos os tempos, bem como um dos mais notáveis vultos da verdadeira cruzada pela recristianização da Sociedade Brasileira que teve lugar nas primeiras décadas do século XX, o Padre Leonel Franca, mais brilhante filho espiritual de Santo Inácio de Loyola do Brasil do novecentismo, nasceu em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, a seis de janeiro de 1893. Filho de pais baianos e sobrinho do Bispo Dom Antônio Macedo Costa, que, ao lado de Dom Vital, sustentou até o fim a posição da Igreja contra a maçonaria durante a denominada “Questão Religiosa”, no reinado de D. Pedro II, Leonel Edgard da Silveira Franca passou os primeiros anos de sua vida na Cidade do Salvador, onde estudou inicialmente em um pequeno colégio alemão e mais tarde no Colégio Vieira, da Companhia de Jesus. Aos treze anos de idade foi estudar em outra instituição de ensino pertencente aos jesuítas, o Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Ingressou na Companhia de Jesus no ano de 1908, ordenando-se sacerdote em 1923. Doutor em Teologia e Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma, foi membro do Conselho Nacional de Educação, pertenceu ao Centro Dom Vital, fundado em 1922 por Jackson de Figueiredo, e lecionou diversas disciplinas no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, e no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, de que chegou a vice-reitor. “Artífice clarividente da primeira Universidade Católica”, na expressão do Padre Henrique Vaz [1], foi o primeiro reitor de tal instituição, que não é senão a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Falecido em 1948, o Padre Leonel Franca não foi apenas um dos mais importantes vultos do pensamento brasileiro, mas também um exemplo de fé, civismo e vida espiritual, bem como de coragem, como bem demonstrou em 1942, ao desafiar o Estado Novo de Vargas, escrevendo a Plínio Salgado, então exilado em Portugal, belíssima carta a respeito da Vida de Jesus, obra-prima deste tão grande quanto injustiçado pensador patrício, mestre ímpar de Cristianismo e de Brasilidade, sustentando que tal obra era “a joia de uma literatura” [2].

Descrito por Dom Odilão Moura como uma pessoa de “inteligência penetrante e nítida”, de “erudição vastíssima” e “extraordinário poder de síntese”, que leu “quase todos os filósofos modernos”, assimilando-lhes o pensamento e refutando-lhes os erros [3], o Padre Leonel Franca filiou-se, intelectualmente, à escolástica tomista, se tornando um dos mais abalizados discípulos brasileiros do Anjo das Escolas (Santo Tomás de Aquino). Embora não tenha escrito “obras técnicas de filosofia”, como assinala o Padre Henrique Vaz [4], o Padre Leonel Franca nos legou, segundo pondera o mesmo autor, “páginas filosóficas de grande valor e penetração” [5], como muitas das páginas de sua obra Noções de História da Filosofia - até hoje o melhor compêndio de História da Filosofia feito no Brasil -, sem falar nas tantas páginas imorredouras de obras como Psicologia da Fé, O problema de Deus, A Igreja, a Reforma e a Civilização e, sobretudo, de A crise do Mundo Moderno, obra de que trataremos nas próximas linhas.

Originalmente publicada em 1941, pela Livraria José Olympio Editora, a obra A crise do Mundo Moderno foi considerada pelo Padre Henrique Vaz o “mais bem sucedido ensaio brasileiro no campo da filosofia da cultura” [6]. Em tal obra, o Padre Leonel Franca demonstra que o Mundo Moderno vive uma grave “crise de almas e de instituições”, sofrendo a “civilização moderna” um “abalo profundo”, que “atormenta as consciências e desorganiza a convivência humana, em todos os seus graus, familial, nacional, internacional”. Vítima de um processo de “desintegração fatal” muito bem descrito pelo autor de O problema de Deus, a “civilização moderna perdeu a sua unidade e, com ela, o segredo da vida, da ordem e da paz”, caindo no mais grosseiro materialismo. Isto porque não percebeu a “civilização moderna” que “a matéria divide” e “o espírito unifica”, que “a matéria é princípio de separação e multiplicidade”, ao passo que “o espírito eleva e universaliza”, e, por fim, que é no equilíbrio entre o espírito e a matéria que a natureza humana encontra o “segredo de sua expansão individual e social” [7].

Além e acima da profunda crise social, econômica e política vivida pelo Mundo Moderno, há a crise do Homem, a crise que se processa no “interior das almas”. Isto porque a “civilização moderna” afastou Deus, destino supremo da Pessoa Humana, dos corações, o substituindo pela “Ciência ou a Raça, o Estado ou o Partido”, o que provocou grande “anarquia interior” a que o ínclito sacerdote jesuíta e pensador patrício denomina a “tragédia da alma moderna”, isto é, o “desamparo angustioso de um ser racional que perdeu o rumo de seus destinos” [8].

Repousa aí, pois, a “raiz profunda da crise de civilização que nos acabrunha”, crise esta, antes e acima de tudo, espiritual, atingindo os “fundamentos da própria vida humana, pessoal ou coletiva” [9].

Proclamando-se otimista, o Padre Leonel Franca afirma ver na crise do Mundo Moderno o limiar, “a aurora de uma idade nova” em que os progressos técnicos e científicos integrar-se-iam na “harmonia de uma cultura” que restituísse à “vida o seu sentido e a sua plenitude”. E proclama, outrossim, a urgência de se restituir a esta “civilização periclitante” as “forças interiores que asseguram a todo esforço social a sua vitalidade”, com a consciência de que “a secularização de uma cultura é sintoma de dissolução e prenúncio de morte” e de que somente um “dinamismo espiritual” é capaz de salvar a vida de uma cultura e de conservar “o equilíbrio de todos os seus elementos” [10].

Encerraremos o presente artigo transcrevendo o trecho final de A crise do Mundo Moderno:

“O cristianismo tem as dimensões da história humana. Para todas as eras e em todos os problemas Cristo é luz da vida e os que o seguem, sal da terra. As agonias do mundo contemporâneo hão de encontrar, numa meditação mais profunda das suas palavras que não passam, uma resposta pacificadora. E uma cristandade nova, cuja estrutura mal nos é dado antever, mas cujos sinais precursores repontam em toda a parte, poderá congregar uma humanidade melhor numa fase mais elevada de sua penosa ascensão espiritual.

“Neste momento de angústias e ansiedades, do fundo das nossas consciências cristãs irrompe um grito d’alma que é uma prece e um programa de ação:

Domine salva nos perimus! [“Senhor, salvai-nos, que perecemos!”]” [11].



[1] VAZ, SJ, Pe. Henrique. O pensamento filosófico no Brasil de hoje. In FRANCA, S.J., P.e. Leonel. Noções de História da Filosofia. 21ª ed. Com nota bibliográfica adicional e um suplemento O pensamento filosófico no Brasil de hoje, pelo Pe. Henrique Vaz, SJ. Rio de Janeiro: Livraria Agir Edtora, 1973, p. 364.

[2] FRANCA, SJ, Leonel. Carta a Plínio Salgado. In SALGADO, Plínio. Vida de Jesus. 22ª ed. São Paulo: Voz do Oeste, 1985, pp. IX/XI

[3] Moura, OSB, D. Odilão. Ideias católicas no Brasil: Direções do pensamento católico do Brasil no século XX. São Paulo: Convívio, 1978, pp. 138-9.

[4] VAZ, SJ, Pe. Henrique. O pensamento filosófico no Brasil de hoje, cit., loc. cit.

[5] Idem, loc. cit., nota 127.

[6] Idem, loc. cit., nota 127.

[7] FRANCA, SJ, Padre Leonel. A crise do Mundo Moderno. 2ª ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1942, p. 289.

[8] Idem, pp. 291-292.

[9] Idem, p. 292.

[10] Idem, p. 293

[11] Idem, p. 294.



*Artigo publicado na Gazeta de Jarinu a 12 de agosto de 2011 (ano I, n. 33, p. 9).

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